Banner_Site-blog.png

Receita Gratuita: Bandeirinhas de Crochê



Quando decidi aprender a crochetar, lá nos idos anos de 2015, montei uma pastinha de referências visuais com objetos de decoração que pareciam fáceis de executar e gostaria muito de fazer pra mim. Um dos que mais desejava era um varal de bandeirinhas, mas fui deixando pra depois e, sei lá o porquê, acabou ficando esquecido.


Nessas semanas de pausa da passagem de ano - primeira há anos que pude escolher descansar e fazer coisas não associadas a trabalho, estudo e/ou pesquisa acadêmica - dediquei um tempo tecendo coisas para mim (que luxo necessário!) e decidi presentear as amigues crochetêres que me seguem com uma receita de férias!


Eis aqui uma receita super fácil de Bandeirinhas pra vocês soltarem a imaginação e montarem seus próprios varais!!


- A quem se destina e quais materiais usar:


Por ser uma peça super simples, iniciantes podem se arriscar tranquilamente! Basta saber trabalhar correntinhas e pontos altos.

É pra quem tá a fim de fazer algo pra relaxar, sem precisar ficar contando ponto o tempo todo e ver a peça pronta num piscar de olhos assistindo sua série favorita durante a folga. Também pra quem tá a fim de enfeitar a casa com suas próprias mãos; pra quem precisa de uma decoração de festa na última hora; pra quem tá querendo um cenário charmosinho pra fotografar seus bebês, pets ou, até mesmo, seus amigurumis!


Pode ser feito com qualquer tipo de fio, seja de algodão, lã ou acrílico, e uma agulha de crochê que se adeque ao fio que irá utilizar.

Nas minhas bandeirinhas, usei Barroco 4/4 (produtos da Círculo S/A), que é um fio de algodão não mercerizado, bem macio e com cores lindíssimas. Aqui, escolhi trabalhar com o mostarda 7207 e cinza 8212 da linha Maxcolor juntamente do algodão cru 0020 da linha Natural. Optei por uma agulha de 4 mm, um pouco maior que a recomendada no rótulo, pois meu ponto é bem apertado e gostaria que minhas bandeirinhas ficassem bem maleáveis ao toque e com um aspecto leve.


O tempo de execução do meu varalzinho, feito com 6 bandeirinhas decoradas com tassel em todas as pontas, foi de cerca de 3 horas. Acredito que uma versão mais básica demore em torno de 1 hora e meia a 2 horas para ser finalizada.


- Dicas iniciais e abreviações do passo-a-passo:


  • A bandeirinha é trabalhada em crochê plano, ou seja, ao final de cada carreira, você deve virar a peça para crochetar o avesso.

  • Por estarmos trabalhando em pontos altos, todas as correntinhas iniciais são consideradas como 1 ponto. As diminuições nessa receita são 2 pontos altos fechados juntos, portanto, deverão ser consideradas como 2 pontos na contagem total de pontos ao fim de cada carreira (ficará mais claro adiante!).

  • Após subir as 2 correntinhas iniciais, pule o primeiro espaço e crochete o primeiro ponto alto no próximo, assim como indicado na foto a seguir.

  • Ao fim de cada carreira (a partir da carreira 2), faremos 2 pontos altos fechados juntos ou, como chamarei no passo-a-passo, 1 diminuição (dim). Para isso, deixamos o penúltimo ponto alto da carreira pela metade (ficando com 2 alças na agulha) e já começamos a fazer o último ponto. Assim, quando estivermos com os dois último pontos altos pela metade (3 alças na agulha), passamos a laçada final para fecha-los juntos.

  • No passo-a-passo, vou utilizar as seguintes abreviações:

corr - correntinha

pa - ponto alto

dim - diminuição (2 pontos altos fechados juntos)

( ) - quantidade de pontos ao final da carreira



- Vamos começar?


1. Faça um cordão com 21 correntinhas.

A partir da 3ª correntinha, faça 19 pontos altos (20)

2. 2 corr, 16 pa, 1 dim (19)

3. 2 corr, 14 pa, 1 dim (17)

4. 2 corr, 12 pa, 1 dim (15)

5. 2 corr, 10 pa, 1 dim (13)

6. 2 corr, 8 pa, 1 dim (11)

7. 2 corr, 6 pa, 1 dim (9)

8. 2 corr, 4 pa, 1 dim (7)

9. 2 corr, 2 pa, 1 dim (5)

10. 2 corr, 1 dim (3)


Faça uma correntinha para arrematar, puxe-a em um fio longo e corte. Esconda a ponta em meio a trama com ajuda de uma agulha de tapeceiro.



- Dicas de montagem:


Você pode fazer o cordão do varal da maneira que preferir!

Eu juntei minhas bandeirinhas fazendo um cordão de correntinhas com 2 fios juntos, o espaçamento de 12 cm entre elas e colocando 45 cm em cada ponta. O acabamento sobre elas foi feito em pontos baixíssimos.



- Bônus:


Pra quem é de gráfico, um gráfico!!

 

SOBRE A HUMANA QUE VOS FALA:

FRANCINE SOARES é a artesã por trás da Ine'stuff Crochê Contemporâneo. É Mestra em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UniCesumar) e Tecnóloga em Design de Interiores (Unoeste). Mora na metrópole desvairada há pouco mais de meia década, é mãe de dois catioros, prefere happy hour no boteco debaixo de casa, sabe que precisa voltar a praticar yoga mas não larga das agulhas nem quando está muito cansada. É fã de literatura fantástica, de bandas que foram jovens lá na década de 1970 e talvez tenha visto os filmes do Harry Potter bem mais vezes que as versões estendidas de O Senhor dos Anéis. No entanto, crocheta enquanto assiste CSI - qualquer um deles que estiver passando na TV.


 

Se você tiver curiosidade de conhecer um pouco mais do meu trabalho, me acompanhe lá no Instagram: @ine.stuff

Se quiser adquirir alguma de minhas receitas de amigurumi, é só acessar minha Loja Online!

1.374 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo